quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Toque essa aí: Maria Rita e um samba bem dela



Filho de peixe, peixinho é. Este dito vem a calhar muito bem quando o assunto é a filha da admirável Elis Regina. Maria Rita já se tornou um grande nome da MPB – Música Popular Brasileira –, principalmente no segmento do samba. Com uma voz ímpar – que traz boas lembranças da forma singular de como sua mãe cantava e encantava o mundo –, Maria Rita conseguiu dar mais vida e beleza ao ritmo guiado pelo pandeiro. Não é à toa que foi escolhida como a figura da vez para preencher as linhas do ‘Toque essa aí’ aqui no blog.

A grandiosidade de Maria Rita vai tão além que sugerir que você dê uma ouvida em apenas uma de suas canções seria muito pouco. Justamente por isso, faço uma indicação em dose-dupla: CD E DVD. Os dois valem ser tocados onde quer que você queira ou esteja – no carro, celular, computador ou no aparelho de som ou DVD – repetidas vezes. Faça a sua escolha e aproveite! Mesmo aqueles que não gostam de samba vão amar os projetos da cantora intitulados ‘Samba Meu’ e ‘Samba Meu ao Vivo’. Um samba bem dela, mas que todos querem um pouco.

Ambos os projetos trazem sucessos históricos/tradicionais, músicas que estão há anos na boca do povo – como as de Gonzaguinha e as de Arlindo Cruz – e que ganham um gás a mais na voz de Maria Rita. Canções inéditas também podem ser ouvidas, mas com aquela deliciosa sensação de déjà vu, como se já tivessem sido tocadas inúmeras vezes antes, mesmo para aqueles que não são aficionados pelo ritmo ou pela cantora. Os CD e DVD já estão com certa idade, já que foram lançados em 2007 e 2008, respectivamente, mas ainda assim vale a pena indicá-los.

Curioso(a) depois de tanta propaganda? Se não tiver acesso ao CD ou DVD todo, baixe somente as músicas que você quiser através do site www.4shared.com. Basta fazer a busca rápida com o nome desejado. Mas um detalhe: se você só baixar as músicas, perderá a oportunidade de ver, não só a performance, mas o melhor momento da forma física da cantora. Mais bonita do que nunca! Eita quanta bajulação...

Sugestões: Num corpo Só – Maria Rita (Composição: Arlindo Cruz e Picolé); Tá perdoado – Maria Rita (Composição: Arlindo Cruz e Franco); Samba Meu - Maria Rita (Composição: Rodrigo Bittencourt); Não deixe o samba morrer – Maria Rita (Composição: Edson e Aluísio).

Um comentário:

  1. "Um samba bem dela, mas que todos querem um pouco". Concordo plenamente!
    Maria Rita é perfeita no canto, na dança e na capacidade de nos envolver com sua música.

    Tá muito massa a coluna! O texto deliciosamente envolvente! Parabéns!

    ResponderExcluir